Sistemas Fotovoltaicos

JÁ PENSOU EM OBTER ATÉ 95% DE ECONOMIA NA SUA CONTA DE ENERGIA?

Você Sabia?

Em dezembro de 2012 através de uma resolução da ANEEL (Resolução 482/12) empresas, condomínios e residências de todo o Brasil podem produzir sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis, como solar e eólica, conectando-se à rede elétrica da distribuidora.

As concessionárias de energia tiveram que estabelecer normas para implantação destes sistemas e cumprir prazos para aprovação de projetos e fiscalização de novas instalações.

Desde então o governo vem incentivando a implantação destes sistema através de linhas de crédito subsidiadas.

Desde março de 2016 novas regras estão em vigor facilitando ainda mais a geração, prorrogando a validade dos créditos e permitindo que estes possam ser abatidos em outras unidades consumidoras com a mesma titularidade.

Para Todos

Os sistemas de geração fotovoltaica podem fornecer desde poucos kW até milhares de kW. Para certos clientes o custo benefício se torna melhor e o investimento se paga mais rapidamente.
Mas isso não significa que outros clientes não tenham garantido o retorno do investimento. Em geral o Custo/kW é menor quanto maior o sistema.
Então para quem o sistema é mais vantajoso?

  • Consumidores Residenciais
  • Pequenas e Médias empresas que recebem em baixa tensão
  • Produtores Rurais
  • Condomínios

Como Funciona

1

DURANTE O DIA

drawing-16

Nas horas dia o sistema gera energia em quantidade suficiente não só para alimentar a residência nessas horas, mas também em horas que não há sol, como a noite e em dias chuvosos. Todo o excedente de energia vai para a rede elétrica, que fica registrado no medidor de energia.

2

DURANTE A NOITE

drawing-14

Nas horas em que não há sol, como durante a noite, o excedente de energia produzido durante o dia é utilizado. Desta forma a rede elétrica funciona como se fosse uma bateria, que está disponível sempre que o sistema não estiver produzindo.

3

NA PONTA DO LÁPIS

drawing-15

Colocando tudo na ponta do lápis, os dias que não há sol, a noite, meses com mais ou menos chuva, meses de maior ou menor consumo, o sistema deverá produzir energia suficiente para o qual ele foi projetado, que foi baseado no seu consumo atual. Resta ao cliente o pagamento da tarifa mínima de energia para o seu tipo de ligação.

4

SE HOUVER EXCEDENTES?

solar-eco

Se mesmo assim houver excedentes, devido a mudanças de hábitos ou quaisquer outros fatores, o excedente ´transformado em créditos com 5 anos de validade. Os créditos podem ser utilizados em uma segunda unidade consumidora alimentada pela mesma concessionária de energia.

COMPONENTES DO SISTEMA

PAINEL FOTOVOLTAICO

painelO painel fotovoltaico é o elemento principal de um sistema de geração de energia fotovoltaica. Ele que é o responsável por captar a luz do sol e transforma-la em energia elétrica. Não é o elemento mais caro de um SGVF, mas é o maior custo pois é utilizado uma série de paineis, não somente um.

Estes paineis tem uma durabilidade média de 25 anos e seu randimento cai ao longo deste período. Bons fabricantes garatem que este rendimento não ficará abaixo de 90% em 10 anos e 80% em 20 anos. Fique atento!

INVERSOR DE FREQUÊNCIA

image5947O inversor de frequência é o elemento responsável por transformar a energia constante (CC) em uma energia alternada (AC) que é o que está presente em nossas tomadas. Ele é o elemento mais caro do SGFV, mas na maioria das vezes só existe um para cada SGFV.

Os inversores devem ter garantia de nomínimo 5 anos, caso contrário o retorno de seu investimento pode ir por água abaixo na troca ou na manutenção de um inversor defeituoso.

Para terem aprovados seus projetos na concessionária de energia é necessário que o inversor possua o selo do INMETRO, o que garante que todas as proteções exigidas foram devidamente testadas.

STRING BOX (PAINEL COM PROTEÇÕES)

string-boxUma String Box é uma caixa que abriga todas as proteções de um SGFV. Estas são proteções para o equipamento contra sobrecargas e contra descargas atmosféricas,evitando ou minimizando danos que possam acontecer. Além das proteções uma chave seccionadora é exigida por projeto.

ESTRUTURAS METÁLICAS

EstruturasEstruturas metálicas são necessárias para a fixação dos paineis no topo dos telhados ou prédios. Estas estruturas deve garantir uma boa fixação e ser resistente a intempéries e ao tempo. Lembre-se que a vida útil de um SGFV é de 25 anos.

Áreas litorâneas onde há a presença de maresia o cuidado com o tipo de material empregado é redobrado. Então sempre escolha materiais como o alumínio e o aço inox ou terá dores de cabeça e riscos de acidentes futuros.

ONDE PODEMOS CONTRIBUIR

A Optimize é uma empresa de engenharia e que na área de sistemas de geração está trazendo produtos de alta qualidade e suporte técnico especializado.
Você pode contar com a Optimize para realização de:

  • Estudos de viabilizade técnica
  • Projetos de implantação
  • Manutenção de Sistemas
  • Instalação de novos sistemas

VANTAGENS DOS SISTEMAS OPTIMIZE

Sendo uma empresa inovadora, a Optimize traz para o estado o que há de melhor em sistemas de geração de energia fotovoltaica. O nosso objetivos é que nossos clientes possam reduzir custos e a aumentar a rentabilidade de seus negocios. O que temos a oferecer:

  • Equipamentos de 1ª linha no mercado mundial
  • Qualidade certificada pelo INMETRO com selo A de eficiência
  • Linhas de financiamento facilitadas
  • A possibilidade de acompanhamento online da energia gerada
g1043

Quer saber quanto custa implantar este sistema em seu comércio ou residência? Solicite-nos um orçamento. É gratuito!

ENTRE EM CONTATO

Login
classic
Forgot password?
×
Registration

(*) Required fields

I agree with OptimaSales Terms & Privacy Policy

×